Procura

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Beatnicks - Portugal Rock Spirit - Somos o Mar


Mais um compilado sonoro de Jorge Casanova, compositor que emprestava suas idéias ácidas à temerosa Beatnicks! Estes sons são de um single lançado em 1978, mas a banda existe em idéia desde 1965. Os portugueses têm diversas fases a influenciar sua sonoridade, do som de garagem sessentista, ao psicodélico progressivo, culminando no hard rock explícito em sons como Christine Goes To Town. Musicalmente, sua evolução acompanha grandes nomes como o Yes ou seus colegas também  portugueses, Tantra



Apesar deste exemplar musical em português, a banda ficou mundialmente conhecida por seus emocionantes vocais chorando aos quatro ventos no idioma inglês. A questão do envolvimento português em guerras relacionadas a posses territoriais fez com que membros da banda diversas vezes tivessem de sair do país para fugir do serviço militar. Isto, na opinião de diversos críticos da música setentista, é geralmente tido como a pedra no sapato para as bandas do período. 
Quanto a letra da música, aqui vai uma possível inspiração para elucidar qualquer significado oculto:

"Sempre que sei que vou embarcar, passo várias semanas sonhando com o mar, os navios e toda a presença imanente de Netuno, o senhor do oceano espiritual. São viagens surrealistas e sempre muito edílicas, porém realistas o suficiente para que o mais insensível pudesse se sentir como a totalidade. Um drama molhado e volátil". (Kerouac)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Sofrer é rock...

O amor pelos animais é algo que também nos une. Quando nos conhecemos, era a sua cachorra que estava velha e próxima do seu descanso. Eu lembro do cheiro dela até hoje. Você foi embora...Ela descansou. Agora é a minha que me deixa, depois de 10 anos de muitas mordidas e latidos. Em busca do seu merecido sossego. No céu dos cães não tem ração padronizada, banho, tosa e gatos. Esta música não é bonita nem legal, assim como o dia de hoje. Mas, hoje eu quis escutar. Pra poder chorar baixinho e esquecer que tudo que nasce, um dia morre...

sábado, 14 de maio de 2011

The Yardbirds - For Your Love


Neste dia de Sábado, em que os corações  se põem aquecidos pelo sol que brilhou durante as 24hs, logo após a famigerada treva da sexta-feira 13, dedico Yardbirds aos pássaros de nossos pátios e casas, pt stephano e tony. Que muitos outros dias de sol brilhem e tragam mais alegrias as nossas vidas.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Rock & beat music na Yugoslávia


É incrível como o espírito de uma época pode se expressar pelos diversos caminhos que a criatividade humana consegue atingir, formando um todo que, se olhado a distância, esboça um quadro perfeito. 
Nos anos 60 e 70, o presidente Tito da então Yugoslávia, mandou construir uma série de estruturas arquitetônicas em locais que foram palco da 2ª Guerra Mundial, seja como campo de batalha, ou de concentração. Essas estruturas foram desenhadas por diferentes arquitetos e escultores, com o intuito de ostentar o poderio da República Soviética. Nos anos 80, para desenvolver o patriotismo dos jovens estudantes, muitas excursões eram organizadas para estes sítios. 

Para relembrar a suntuosidade desta época áurea para a cultura humana, onde o futuro era expresso da arquitetura à música, de uma maneira otimista e célebre, apresentamos a vocês uma banda clássica desta geração, produzida pelo mesmo terreno que sustenta o monumento acima.


Roboti é uma banda de 1963, da Croácia, imersa no imaginário jovem da época, o que pode ser facilmente identificado dando uma olhada de suas vestes até suas melodias, e inclusive na megalomania que os fez buscar público em locais como Itália e Alemanha. A banda acabou oficialmente em 1969, e chegou a tocar em grandes festivais ao lado de bandas como Pink Floyd, por exemplo. 

Roboti era a vontade incontrolada dos jovens de buscar um mundo moderno, transformando seu baluarte artístico, sua banda, num porta-voz do futurismo robótico, modernizado, tecnologicamente desenvolvido, esse era o desejo daqueles jovens. Eles de fato dão uma boa trilha sonora para os monumentos futuristas da República Soviética. 

Com o fim da URSS, no começo dos anos 90, os locais dos monumentos ficaram cada vez mais abandonados, e hoje estão completamente entregue as traças. Assim como a música dos jovens croatas dos anos 60. 

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Rock Iraniano - The Rebels

Para um dia histórico, um rock iraniano de qualidade! The Rebels, uma banda sessentista que é meio garage, meio rock clássico, meio...Ah, não importa! É rock e é do oriente médio, E hoje é o que temos de melhor por aqui. Oremos!


domingo, 1 de maio de 2011

Rita Lee - Pimentões do 1° de Maio



Neste domingo, dia do descanso e, ao mesmo tempo, dia do trabalhador, vamos rememorar as mãos que obram pra deixar a casa em pé, que mexem o feijão, que varrem o vento sujo embora pela porta, que cortam o pão, assam as torradas, pra depois embebedar em geléia. As mãos douradas e carinhosas das mamães, vovozinhas e até das irmãzinhas, que com sua ternura ensaiada e seu trabalho, enchem nossas vidas de emoções mil, nos fazendo esquecer das nossas próprias obrigações cotidianas. Viva a torta da vovó e a sopa da mamãe! Viva o carinho do lar...